Afirma-se que o primeiro presépio teria sido feito em argila, em 1223, por São FRANCISCO DE ASSIS, numa das grutas da floresta da cidade de Greccio, na Itália.
No Século XVIII o costume de montar presépio já se proliferava pela Europa e pelo mundo.
Estas esculturas foram adquiridas em Aparecida-SP, decoradas por mim, montadas e expostas numa vitrina no interior do ônibus-museu "A História Sagrada" (1984/5).
O menino JESUS na mangedoura :
humildade ,
pobreza ,
despojamento.
A sagrada família.
JOSÉ , esposo de Maria.
MARIA , mãe de Jesus.
"Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo" - Mateus, 1 : 18.
Boi - simboliza a bondade e a força pacífica.
Burro - representa a humildade.
Estes foram os presentes oferecidos a JESUS pelos Magos :
ouro - símbolo da realeza /
incenso - representa a fé, a oração, a divindade /
mirra - simboliza o martírio, a morte.
O Evangelho de JOÃO (19 : 39-40) diz que mirra e aloés foram usados como perfume para envolver o corpo de JESUS, em faixas de linho, antes do Seu sepultamento.
Somente o evangelhista MATEUS relata que "alguns magos" vieram do oriente à procura do "rei dos judeus que acaba de nascer".
Em Jerusalém, o rei HERÓDES chamou-os em segredo e procurou saber deles "a data exata em que a estrela tinha aparecido"... e os enviou a Belém para procurá-lo.
Não existem relatos bíblicos sobre o nome dos magos.
Eles teriam visitado JESUS dois anos mais tarde, em sua casa e não no estábulo, onde nasceu.
O calendário da Igreja Católica registra o dia 6 de janeiro para a solenidade da Epifania, quando se recorda a adoração dos "Reis Magos".
Só no Século III, o escritor e teólogo ORÍGENES, referindo-se aos três presentes recebidos, concluiu que foram "três magos", e os chamou de "reis", aludindo-se ao Salmo 72.
"Mago" ('magoi' = sábio) significa alguém instruído em Astronomia ou em ciência da navegação e cálculo do tempo, por meio das configurações estelares.
Foi o historiador AGNELLO, no Século IX, na obra "Pontificalis Ecclesiae Ravennatis", quem atribuiu os nomes daqueles sábios :
GASPAR - Rei da Índia,
BALTAZAR - Rei da Arábia,
M(B)ELCHIOR - Rei da Pérsia.
Clique aqui e conheça um lindíssimo presépio da Catedral de Madrid :
https://jv-igrejas.blogspot.com/2016/08/catedral-de-santa-maria-la-real-de-la.html
Assista o comovente filme bíblico
"O Quarto Sábio".
Conta a história de um quarto mago que atrasou-se e perdeu o encontro com os outros três, que seguiam a Estrela do nascimento de Jesus.
Clique aqui :
Doado em 14 dez.2019
para
Sandra Maria Queiroz de Sousa