Translate

Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

TURIM - Itália : Catedral de São João Batista.


O  SANTO SUDÁRIO








"Ao entardecer, JOSÉ DE ARIMATÉIA, que era membro do Conselho, foi ter com  PILATOS e pediu-lhe o corpo de Jesus, para  O  sepultar.

E  PILATOS  admirou-se que já estivesse morto.
Mas, confirmado por um centurião, deu o corpo a JOSÉ.

E JOSÉ, tendo comprado um lençol branco,
tirou-O  da cruz,
envolveu-O no lençol com mirra e aloés,
e depositou-O  num sepulcro novo, aberto na rocha, e no qual ninguém fora antes sepultado.

E fechou o sepulcro com uma enorme pedra, segundo o costume e a Lei.

Mas, no primeiro dia da semana,  MARIA MADALENA,  MARIA ( mãe de TIAGO )  e  SALOMÉ, vieram muito cedo ao túmulo, trazendo aromas para embalsamar  JESUS...  e encontraram removida a pedra da sepultura.

E quando chegou  SIMÃO PEDRO, viu que os lençóis estavam postos no chão, e o sudário que estivera sobre a cabeça de  JESUS, estava num lugar à parte."





 





















 
 
 
 
 
 
 










 
 
 
 
 
 
 
wmv
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 


























 
 
 
 
 
 










 
 
 
 
 
 
 







 












 






 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 














 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 

NOTA :



Eu tomei conhecimento sobre o sudário, quando estudante universitário, em minhas leituras de livros sobre Arqueologia.

Anos mais tarde, quando residia em Aparecida-SP, visitei uma exposição da Arquidiocese, montada no prédio da Rádio Aparecida, onde pude apreciar uma fotografia em tamanho original do Santo Sudário e adquirir uma coleção de slides, acompanhada de um livreto sumariamente explicativo, escrito por  GIULIO RICCI, do Centro Romano di Sindonologia - Via Borgo Angelico, 14   - 00193 ROMA.

 
Através desses slides pedi ao meu irmão EDUARDO VILELA   que fizesse uma cópia, em tecido, do Sudário ( em toda sua extensão e minúcias de pormenores ), a fim de expô-lo numa secção  diferenciada no 'MUSEU DO EGITO', nas galerias do Hotel Recreio, em Aparecida-SP.

 
 
Junto a essa réplica adicionei detalhadas informações, fotos, desenhos e acrescentei vitrinas com reproduções de objetos sobre a paixão de Cristo e outros do cotidiano da época em que Ele viveu, graças à colaboração do  Frei RUFINO UETER  - Comissário da Terra Santa, que mantinha um acervo lindíssimo com objetos originais sobre a Terra Santa, em sala do convento, ao lado da  Igreja do Pari, em São Paulo. 
 [ Após sua morte demantelaram a coleção ]

 
 
 
 Com o encerramento do "MUSEU DO EGITO"  de Aparecida-SP,  adquiri um ônibus e nele montei um
"MUSEU DA HISTÓRIA SAGRADA",
 para dentro do qual transferi a reprodução do Sudário.


 
 
 

 
 
 
Fiz várias exposições beneficentes em igrejas, participei de várias festas religiosas, visitei muitas escolas, sempre exibindo o sudário, ou promovendo palestras.

Muitas vezes apresentava também uma projeção daqueles slides adquiridos, sincronizados com uma narração e música.


Ainda guardo a coleção dos slides e consegui recuperar esta gravação, da década de 80, de uma daquelas fitinhas cassette ...


 
 
 
wmv 
 
 
 
 
 
O sudário reproduzido
 
 ... depois de uma 'desavença' familiar com a cônjuge, junto com outros objetos  ( anotações, cds, livros e recordações de viagens )  de grande valor sentimental e historiólógico, foi tudo jogado... no lixo  (em 2014) ! 
 
 
 
 
Guardado por 34 anos, pretendia doá-lo a uma Instituição que o preservasse, como o Museu de Atibaia-SP ou de Congonhas-MG.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário